sábado, 14 de agosto de 2010


É um desafio participar desse projeto que trata-se de um trabalho com o “fazer teatral” em comunidades pobres...
“O teatro (...) é a capacidade que temos de observarmo-nos em ação.
Somos capazes de “ver vendo-nos”! Esta possibilidade de ser ao mesmo
tempo o protagonista de nosso atos e nosso principal espectador,nos
proporciona a possibilidade de pensar virtualidades, imaginar
possibilidades, fundir memória e imaginação – que são dois processos
psíquicos indissociáveis – de, no presente, reinventar o passado e
inventar o futuro. Aí reside a imensa e poderosa força do teatro” .
(Augusto Boal)

É inspirada em Boal que começo essa minha trajetória nesse projeto, “Construo e me construo” como arte-educadora trabalhando teatro para quem não tem teatro, semeando o pouco de conhecimento que tenho. Ao dar oficinas de teatro para mais ou menos 20 crianças/adolescentes da comunidade do navegantes, retorno as minhas primeiras vivências teatrais. Apadrinhada por uma professora aproveitei a oportunidade e dediquei-me, e como aprendiz reconhecendo a importância que teatro tem na construção de sujeitos, passo essa lição adiante. É uma caminho árduo é difícil o trabalho, mas eu acredito no potencial dos meus alunos acredito que essa semente que estamos plantando com esse projeto nessa comunidade, vai ter ótimos frutos.
Esse projeto para mim é um trabalho compartilhado, solidário que talvez o retorno não seja imediato, mas é gratificante!
Esse é meu olhar em construção...

Lídia Rosenhein

Nenhum comentário:

Postar um comentário