terça-feira, 2 de novembro de 2010

QUILOMBO PRESENTE NO SEMINÁRIO DE ARTE DA UFPEL



Seminário Ensino de Arte, Educação e práticas pedagógicas: Re-formar ou Trans-formar?

Universidade Federal de Pelotas

PROGRAMA VIZINHANÇA

Projeto “Quilombo – teatro às favelas”*
despertando para a vida

Palavras - chave: tempo livre; teatro - educação; cidadania.

Resumo
O Projeto “Quilombo - teatro às favelas”, coordenado pelos professores Paulo Gaiger, Fabiane Tejada (em licença) e Eleonora Santos, tem por objetivo desenvolver junto e com a comunidade do Navegantes, bairro de periferia de Pelotas, a (re)educação para o uso adequado do tempo livre, através de oficinas permanentes de teatro com crianças e adolescentes, entre 10 e 19 anos. Entre os parceiros deste projeto, estão o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e a Escola Nossa Senhora dos Navegantes, ambos localizados no Navegantes.
Atualmente, são nove os estudantes** do Curso de Teatro comprometidos. O relato de experiência aqui proposto, abrange os primeiros meses de execução do projeto (janeiro – outubro), desde a capacitação dos estudantes ao trabalho em terreno, este iniciado em 31 de março.
São cinco os grupos de crianças que se encontram duas vezes por semana. Cada grupo experiencia jogos teatrais, improvisações e a trabalhar e decidir coletivamente.
Dar-se-á ênfase ao processo de criação e continuidade dos grupos de teatro, aos planejamentos e decisões pedagógicas, aos acasos e imprevisibilidades, às fraquezas e fortalezas. O relato também pretende revelar a contribuição do projeto “Quilombo” para a formação dos estudantes.
Por outra parte, se fará referência a outras ações do Quilombo iniciadas ao longo desta trajetória: o “cinema”, o “teatro com idosos”, bem como, as apresentações e os passeios realizados.
Para dar conta deste leque de vivências significativas, os estudantes monitores do Quilombo irão conduzir o relato da experiência a partir das reflexões pessoais e de avaliações coletivas.

(*) nome provisório
(**) Maicon Barbosa, Lídia Rosenheim, Jandira Brito, Everton de Lima , Gabriela Schaun, Ingrid Duarte, Anderson Ferreira, Hélcio Fernandes e Tainara Urrutia.



Listagem dos Relatos de Experiencia

29 de Outubro – 8h às 12h

Coord. Profa. Fabiana Tejada da Silveira

Sala 102 – ICH – Térreo

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

1 Mariana da Cruz Guimarães Ludoteca do Turismo: contribuindo para a valorização de Pelotas através de seus pequenos cidadãos

2 Cíntia Curvello Alves Educando para o turismo

3 Raryana Duarte Marth Conhecendo o patrimônio de Pelotas

4 Elias de Oliveira Pintanel Teatro: o jogo como possibilidade de ensino

5 Joelma Santos Castilhos e Jailson dos Santos Valentim Extensão universitária possibilidade de experenciar, transgredir e refletir sobre a prática docente e seus saberes

6 João Augusto Santos dos Santos Pintura Mural dos Alunos do Ensino Médio da Emem Emílio Meyer, em Porto Alegre

7 Claudia Moraes Silveira Tavares O reconhecimento de si mediado pelo olhar do outro

8 Ilma Souza Ávila e Jucenir Garcia Projeto Enem-Jaguar: Minimizando as desigualdades Sociais

9 Thais Priscila Silva de Oliveira, Jucenir Garcia da Rocha, Jéssica Mais Antunes, Darlise Nunes Ferreira e Luis Fernando Marozo Cultura afro brasileira na escola – construindo uma identidade sem preconceitos

10 Paulo Gaiger - Projeto “Quilombo teatro às favelas – despertando para a vida”

Um comentário:

  1. Muito bom. Interessante o seu blog.Por isso estou aqui lhe convidando a visitar o meu, e se possivel seguirmos juntos por eles Estarei grato lhe esperando lá
    www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir