domingo, 23 de maio de 2010

SOBRE O PROJETO



O projeto “Quilombo” pretende desenvolver junto à comunidade do
Navegantes, com a sua participação efetiva e afetiva, especialmente da Central Única das Favelas (CUFA), a (re)educação para o uso adequado do tempo livre, inicialmente, como experiência piloto, através do Teatro.
O projeto tem por objetivo ter caráter permanente, isto é, de longo prazo, envolvendo estudantes e professores do curso de Teatro da UFPel e agentes da comunidade. Somente programas e projetos de educação e duração longa, têm a possibilidade de semear as transformações queridas: toda e qualquer ação deve considerar o ser humano que desejamos.
O teatro dissemina a reflexão que pode florescer como força transformadora de homens e mulheres que constituem e forjam as condições sociais. Pode ser um processo na formação humana que acentua o potencial humanista, desenvolve a consciência estética, crítica e ética. Não tem como finalidade mudar a realidade, senão mostrar, como a arte em geral, outras imagens que possibilitam a compreensão desta mesma realidade e, por conseqüência, pode vir a semear na consciência a decisão por transformar aquilo que é injusto e opressivo.
O fazer teatral é uma arte essencialmente coletiva, compartilhada, solidária e democrática. O teatro acolhe a vitalidade, o frescor e a novidade dos jovens das comunidades pobres, condições e privilégios que não se podem mitigar ou descartar. O ser humano que desejamos, talvez, possa começar a ser plasmado e compreendido a partir desta experiência.
Neste sentido, o teatro desenvolvido nas comunidades pobres traz o potencial de aprendizagem ética e de consciência estética como o grande desafio, a fonte do desenvolvimento da sensibilidade e do pensamento. As dimensões coletivas e democráticas no processo criativo, passam a compor a conduta do grupo e de cada um de seus integrantes. A responsabilidade social que amadurece no processo de desenvolvimento da pessoa, pode ser inteiramente assumida na mesma medida que se ampliam a consciência e a compreensão das ações e âmbitos humanos.
O teatro é uma grande escola de educação humana da e para a vida.

Um comentário: